top of page
livnutrisport

Por que o alimento ultraprocessado pode ser o vilão da perda de peso?

Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas tipicamente com cinco ou mais ingredientes.


As dietas contendo este tipo de alimentos parecem ser mais fáceis de executar do que aquelas com alimentos mais naturais e/ou menos processados por conta de um padrão alimentar que se consolidou há décadas. A falta de tempo e a vida corrida fez com que a indústria alimentícia se especializasse em alimentos cada vez mais variados, processados e com muito mais ingredientes para que a vida de prateleira fosse estendida.


Mas será que este tipo de dieta dá certo? Vamos aos fatos:


Ela é baseada em restrição de caloria, estratégia nutricional básica para o emagrecimento. A conta é simples: o gasto energético é maior do que a ingestão. Realmente, a perda de peso é certa. O problema é manter o peso perdido que convenhamos, é a parte mais difícil.


Um estudo fabuloso do pesquisador Kevin Hall (DOI 10.1016/j.cmet.2019.05.008) dividiu as pessoas em 2 grupos: grupo 1 onde a alimentação era composta por produtos

ultraprocessados e grupo 2 alimentos naturais e menos processados. Os 2 grupos poderiam comer a vontade, o quanto quisessem por 14 dias.



Conclusão do estudo: o grupo dos ultraprocessados ingeriu um média de 500kcal a mais do que outro, resultando em um aumento de peso considerável. Em relação a sensações de saciedade, apetite, etc os resultados foram prejudicados no grupo 1 também.


O que eu entendi com este estudo é que as pessoas ingerindo mais ultraprocessados não conseguirão sustentar uma restrição por um longo tempo por conta do aumento do apetite. Além disso, eu acredito que os alimentos mais naturais tem uma quantidade maior de nutrientes. Como os processos bioquímicos do nosso corpo são complexos, o aumento na ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes podem fazer rodar melhor alguns deles como a metabolização de gordura e produção de hormônios, otimizando tbm a questão da saciedade.


Portanto, não adianta comer menos! O tipo da alimentação também faz muita diferença no processo. Dieta ultraprocessada aumenta drasticamente a possibilidade do reganho de peso.


Hall KD, Ayuketah A, Brychta R, Cai H, Cassimatis T, Chen KY, Chung ST, Costa E, Courville A, Darcey V, Fletcher LA, Forde CG, Gharib AM, Guo J, Howard R, Joseph PV, McGehee S, Ouwerkerk R, Raisinger K, Rozga I, Stagliano M, Walter M, Walter PJ, Yang S, Zhou M. Ultra-Processed Diets Cause Excess Calorie Intake and Weight Gain: An Inpatient Randomized Controlled Trial of Ad Libitum Food Intake. Cell Metab. 2019 Jul 2;30(1):67-77.e3. doi: 10.1016/j.cmet.2019.05.008. Epub 2019 May 16. Erratum in: Cell Metab. 2019 Jul 2;30(1):226. Erratum in: Cell Metab. 2020 Oct 6;32(4):690. PMID: 31105044; PMCID: PMC7946062.

5 views0 comments

Recent Posts

See All

Kommentare


bottom of page